CosmoKOMBI

 

 

 

Depois de percorrer caminhos e terras novas nesse Brasil de todos nós a cosmokombi parou de rodar. Foram 1 ano e 9 meses onde rodamos por 6 estados brasileiros produzindo filmes, realizando o cineclube cinecósmico, fazendo música e poesia, cozinhando delicias naturais e vegetarianas, plantando sementes, colhendo frutas, recebendo e entregando amor. São muitas vidas e lembranças que guardamos em nós. A cosmokombi é um organismo vivo que nos guiou nessa jornada, não apenas sendo nosso veículo, mas nossa morada, ponto de encontro e relógio do tempo. Ela foi guerreira e estava sempre disponível. Sim, deu algum trabalho. Um carro velho, passando por estradas de terra e pedreiras, percorrendo longas distâncias é claro que dá problema, mas quer saber? Os problemas sempre no final funcionam como alguma forma de aprendizado e depois que você absorve isso, tudo flui melhor e a diversão e os encontros acontecem de surpresa.

Existem algumas informações que acho bacana deixar registrado aqui, até porque talvez você que esteja lendo também está no intento de comprar uma Kombi e sair por aí.  Segue então as dicas que nos foram bastante úteis.

1- A kombi quebra! Sim, como mencionei antes isso será inevitável portanto é bom sempre estar com algumas coisas em dia para já ir eliminando as possibilidades de problemas. – Manter sempre o óleo limpo e na altura indicada. – Ter sempre um Kit de socorro do tipo : Mais óleo, cabo da embreagem e do acelerador (de quando em vez dá problema e você tem um, você consegue trocar no posto, ou até na rua mesmo.

2- Viaje de dia. As estradas não são esse bicho de sete cabeças que muita gente fala. Hoje em dia, as estradas principais pelo menos no trajeto de Minas até o Maranhão estavam bem oks, na maior parte das vezes, mas claro a gente pegou muita estrada perigosa e os riscos ficam muito maiores, desde acidentes até assaltos e etc.

3- Onde dormir? Quando estávamos em trânsito costumávamos dormir ou em alguma cidadezinha pelo caminho, na frente de alguma casa onde nós pedíamos para parar ou em algum posto de gasolina que fique aberto 24 horas. Existem muitos postos onde os viventes das estradas armam acampamento, normalmente esses postos são bem seguros e tem uma infra estrutura básica, banheiros, lanchonete e lugar para estacionar os carros.

4- Esteja sempre com a documentação do veículo e dos motoristas em dia. Porque de quando em vez terá blitz e é bem provável que a kombi seja parada. A primeira coisa que pedem é isso.

5- Sempre que a kombi quebrar tente ficar do lado dos mecânicos perguntando, tirando dúvidas.. pergunte sempre antes do serviço o preço que será cobrado para não ter surpresas. Normalmente os consertos são bem baratos, exceto quando é caixa de marcha, motor batido ou caixa de direção.

6- Esteja sempre com os pneus calibrados isso ajuda a economizar gasolina e direção.

7- Tenha mapas.

Acredito que para o dia a dia de questões assim as dicas estão ai.. no mais é a vivência de cada um, os aprendizados da estrada.. é sempre bom estar atento a algumas questões que previnem uma dor de cabeça maior depois. Espero que tenha sido útil.

Qualquer questão estamos em contato no email – coletivotekopora@gmail.com

 

 

_____________________________________________________________________________________

Nossa linda Cosmokombi, nasceu no dia 07/07/2014. O  dia do portal 7, o número 7 é considerado sagrado em diferentes tradições. Para nós, esse dia e esse número significam um nascimento, a materialização do que tanto planejamos ao longo desse primeiro semestre de 2014.

Quando tudo ainda estava no campo das ideias, em uma conversa premonitória dissemos que a Kombi apareceria no dia seguinte de nossa formatura. Clara e Fernanda se formaram na segunda-feira, na terça-feira o antigo dono da Cosmo (Matheus), ligou para Clara e disse que estava pensando em vender a Kombi.

Voltemos um pouco a estória, a Clara estava em Volta Redonda na casa de sua mãe Jane, quando viu a Kombi na rua. Era linda, vinho e de banco vermelho. Aurora Lunares resolveu deixar um bilhete para o dono da Kombi perguntando se não tinha interesse em vender.

Na tal terça-feira o dono ligou.

Até fecharmos tudo, a Cosmo operou, o Matheus desistiu de vender, a Cosmo ficou em coma e assim que saiu do coma veio para gente. Agora tinindo tinindo!!!

————————————————————————————————–

Por que a Kombi ?

Ao pensarmos nessa viagem e na multiplicidade de lugares que queremos visitar pensamos que a Kombi seria o melhor carro para nós. Tendo em vista a ideia de um carro-produtora-casa, precisaríamos de um carro grande que coubesse todos os nosso materiais e além disso que tivesse espaço para ficarmos confortáveis. Começamos a pesquisar, vimos sites e blogs de pessoas no mundo todo que assim como nós viajam. Conversamos com algumas pessoas e decidimos que a Kombi era sim a melhor opção,  principalmente por ser um carro barato cuja mecânica é simples, qualquer mecânico sabe conserta-la e nós mesmas somos capazes de fazer reparos e gambiarras, sendo possível entender o seu funcionamento. Além disso, a Kombi é um carro econômico para a estrada pois ela faz 10-11 KM por litro, o que está de legal para os padrões de um carro velho. Vimos que o motor da Kombi até 2002 é refrigerado  a ar (o mesmo motor do fusca) e, é  melhor e menos problemática que a Kombi nova cujo motor é a água.

Vimos que é sim possível e seguro viajar de Kombi!

 A Cosmokombi

Decididas sobre o tipo de carro que queríamos, começamos uma busca pela nossa Kombi. Procuramos em sites, em feiras, conversamos com mecânicos e vimos que o melhor custo-benefício seria comprar uma Kombi no melhor estado possível, que coubesse no nosso orçamento. É preciso ter em vista, o tempo e o dinheiro que se gasta para reformar uma Kombi! O mais importante ao comprar é olhar bem o estado do motor, da caixa de marcha, da caixa de direção, a lataria, ver se tem buracos, ferrugem. Para viajar é preciso estar com tudo funcionando pois mesmo assim ela dá problema.

A nossa Cosmo é de 1996, e o motor tinha acabado de ser refeito quando compramos, a lataria estava em ótimo estado, havia pequenos buracos e poucos focos de ferrugem. O que para nós era fundamental já que queríamos sair o mais rápido possível da babilônia selvagem e não tínhamos dinheiro para uma grande reforma.

Documentação e trâmites burocráticos

Como a nossa ideia é viajar por um longo tempo e sair do Brasil é preciso que os documentos da Kombi estejam em dia. No estado do Rio de Janeiro é preciso realizar uma vistoria no DETRAN anualmente para a renovação do documento, além de pagar o IPVA. Como a nossa Kombi tem mais de 15 anos de existência nós não precisamos pagar o IPVA, apenas o seguro DPVAT para acidentes e estradas. A questão da vistoria é que era um problema, pois seria inviável voltar todo o ano para o RJ afim de passar pela revisão. A nossa solução foi emplacar o carro no Espírito Santo pois nesse estado não tem vistoria anual, a documentação é renovada apenas com o pagamento dos impostos. A exceção é para carros com GNV, o que era o nosso caso, os carro GNV precisam realizar a vistoria anual em qualquer estado do Brasil por isso optamos por tirar o GNV da Kombi, pois só assim não precisaríamos passar por esse trâmite anual.

Para transferir o carro do RJ para o ES foi uma longa jornada, os DETRAN(s) funcionam de forma independente e cada estado tem suas burocracias e regras. É preciso entrar no site de cada um e pesquisar as devidas exigências. Vai demorar e vai ser muito chato, mas no final para tudo se dá um jeito. Por exemplo a nossa Kombi por ser um carro velho  emite mais gás poluente do que o aceito pelas regras nacionais, nós contamos com a ajuda e boa vontade dos trabalhadores do DETRAN que se sensibilizaram com a nossa estória e foram gentis conosco. Nem sempre é assim.

Carteira de Motorista

Para dirigir uma Kombi é preciso ter carteira de motorista B (carros de pequeno porte) e para sair do Brasil e dirigir na maior parte dos países da  América latina não é preciso carteira internacional, a carteira do Brasil basta. Na dúvida, uma de nós tirou a carteira internacional,para não termos nenhum tipo de problema nas fronteiras, foi um trâmite bem simples, é só pagar o DUDA, e ir no DETRAN, em menos de uma semana a carteira internacional está pronta. Ela serve nos países que não aceitam a carteira nacional.

————————————————————————————————

Post sobre a transformação da kombi em Cosmo-casa!

Transformando a Kombi em Cosmo-Casa

————————————————————————————————-

Esse Post da Kombi vai servir para gente trocar informações sobre Kombis e carros em geral para viajar.

Os trâmites, as Burrocracias, as aventuras e desventuras em série de quem viaja de Kombi, CosmoKombi.

  1. ARRASEEM VCS SÁO FODAS AMO VCSSSSSS TO COM SDDS VIU!!!! PE NA ESTRADA PORRA!!!

    BJOS E CHEIROS
    LORRAN

    Curtir

Deixe um comentário